Jair Oliveira

Música na Alma! Assim Jair Oliveira define sua relação com esta arte. Multi-instrumentista, compositor, arranjador e intérprete, desde muito cedo percebeu que a música seria mais que entretenimento em sua vida. Filho do cantor Jair Rodrigues, cresceu em um ambiente musical, frequentado por lendas da MPB e sob estas influências, aos 6 anos de idade, deu início a sua trajetória profissional. Seu primeiro trabalho foi cantar “Deus Salvador” no álbum Jair Rodrigues de Oliveira e desde então não parou mais. No início de sua carreira integrou a turma do Balão Mágico – uma das mais conhecidas bandas infantis da época. Com o grupo, gravou 3 discos e apresentou o programa matinal, homônimo, exibido pela Rede Globo até 1987. Jair Oliveira, aos 17 anos, ingressou no curso de Jornalismo na Universidade de São Paulo (USP) , mas a paixão pela música falou mais alto e ele foi para os Estados Unidos aperfeiçoar seus conhecimentos na conceituada faculdade Berklee College of Music, de Boston, formando-se, em 1998, no curso duplo de Produção Musical e Music Business.

Em 2001, lança seu primeiro disco solo autoral intitulado Dis’ritmia. O álbum foi muito bem recebido por público e crítica, tanto no Brasil como no exterior. Em 2002 lançou o CD Outro que traz canções como “Bom Dia, Anjo” e “Falso Amor”. Neste mesmo ano, Jair participou do projeto The New Samba Revue com Patrícia Marx, Wilson Simoninha, Mad Zoo e Max de Castro. Eles saíram em turnê pela Europa, fizeram 22 shows por Portugal, França, Alemanha, Holanda, Áustria, Itália, Suíça e Inglaterra. O disco 3.1, lançado em 2003 pela Trama, contou com parcerias de Tom Zé, Otto, Arnaldo Antunes, Dom Betto, entre outros.

3.2, lançado no ano seguinte, foi o primeiro projeto totalmente virtual de sua carreira. Foi lançado exclusivamente pela internet . Em 2006, Jair lançou, pela S de Samba, o álbum Simples. No começo de 2008 foi lançado seu primeiro DVD, “Simples ao Vivo”, gravado no palco do Citibank Hall em São Paulo.

No segundo semestre de 2009, Jair Oliveira e sua esposa, Tânia Khalill, lançaram Grandes Pequeninos – Livro/CD composto por 12 canções e repleto de participações especiais de artistas que tiveram filhos ou se tornaram avós há pouco tempo. O disco é literalmente uma trilha sonora feita em homenagem ao nascimento da primeira filha do músico e da atriz. Este projeto foi indicado ao Grammy Latino 2009 na categoria Melhor Álbum Infantil e também se transformou em musical de teatro no início de 2010.

Em janeiro de 2010 Jair Oliveira lança com sua irmã, Luciana Mello, o DVD O Samba me Cantou, gravado em fevereiro de 2009 no Auditório Ibirapuera, em São Paulo. Também em 2010, o compositor lança Sambazz – um livro/CD lançado pelo selo S de Samba em parceria com a editora portuguesa Leya.

Em 2014, o SHOW e o DOCUMENTÁRIO, intitulados JAIR OLIVEIRA 30 chegam às lojas de todo Brasil e podem ser conferidos em DVD (Show), Blu-ray (Show + Documentário) e formato Digital (Show + Documentário). Com os lançamentos, Jair Oliveira também inicia nova turnê de shows, inspirada neste projeto.


2014 © JMB Show – Todos os direitos reservados